Primeira criança a nascer na Maternidade Mariana Crioula, em Acari, herda o nome e o espírito desafiador da heroína do Vale do Café
Na manhã de 15 de agosto de 2008, Adrielle da Silva, barrigão de nove meses, fazia compras em Madureira quando os primeiros sinais do parto apareceram. Ela havia feito todo o pré-natal no Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel – e não haveria tempo de chegar até lá. A saída foi ir até a emergência o Hospital Herculano Pinheiro, também em Madureira, mas ali não tinha vaga. Alguém na recepção deu a dica que mudaria o rumo da história de Adrielle e do bebê que estava esperando:
_ Parece que hoje está sendo inaugurada uma maternidade no Hospital de Acari. Por que vocês não tentam lá?
A Maternidade Mariana Crioula – com perfil de atendimento da população carente da região e foco em realização de partos humanizados – abrira as portas no exato momento em que Adrielle zanzava pelos subúrbios do Ripo de Janeiro em busca de atendimento. Ela conta que quando chegou lá, praticamente cortando as fitas da inauguração, dava pra sentir o cheirinho de novo, as instalações tinindo , tudo brilhando:
– Tiveram que tirar o plástico do leito em que deitei. A mesma coisa com a roupa de cama e as toalhas. Parecia um hotel.
Mariana da Silva nasceu às 20:45 daquele dia 15 de agosto e foi o primeiro bebê registrado na Maternidade Mariana Crioula *. O nome da menina foi sugestão da mãe, em homenagem ao personagem que também nomeia a maternidade que os acolheu. Uma escolha certeira. Aos quinze anos, Mariana tem o espírito da mulher forte que a batizou: libertária, consciente e desafiadora.
_ Procurei saber quem foi Mariana Crioula. Descobri que foi uma heroína da época da escravidão nas fazendas de café. Isso é muito inspirador.
Bolsista em um colégio de classe média em Bonsucesso e prestes a ingressar no ensino médio, a menina, moradora da comunidade de Manguinhos (ao lado do pai Wagner,da mãe e do irmão Kauã), planeja ingressar na faculdade – e será a primeira pessoa de sua família a fazê-lo. Tem duas grandes paixões que podem orientar sua opção profissional: animais e aviação.
_ Penso em cursar veterinária, mas também penso em ingressar na aeronáutica, ultimamente tenho me interessado mais por aviação, quem sabe virar piloto?. Sonho em voar bem alto.
- Mariana Crioula liderou, ao lado de Manoel Congo, revolta de escravizados na região de Vassouras, em 1838
Deixe seu comentário