Blog da Vila

Mais luz sobre o Vale

Novidades

A exposição ‘Vozes do Vale’, que ocupa os tapumes da obra do Museu Vassouras, recebe iluminação para visitas noturnas

A exposição ‘Vozes do Vale’, que ocupa os tapumes da obra do Museu Vassouras, recebe iluminação para visitas noturnas

O projeto artístico “Vozes do Vale”, realizado por encomenda do futuro Museu Vassouras, traz mais luz para o Vale do Café. As fotografias e trechos de depoimentos de mais de 40 personalidades da região, exibidas ao longo da fachada do Museu, agora ganharam iluminação própria que permite visitas noturnas na mostra que contempla a memória, sonhos e expectativas de quem vive ali e carrega em si a História.

Os tapumes que estampam as fotografias e histórias agora tem luz própria, que destacam a relação umbilical entre o museu que ali é erguido e a população que o cerca. A obra que pretende fazer parte de uma comunidade que é essencial para construi-la e que desperta não só memória, cultura e a relação com a terra, mas também encanto e exaltação da gente. Porque, afinal, sem gente não há arte.

— Esse tipo de iniciativa tem que ser muito valorizada. Nosso maior patrimônio é a nossa gente, nossa cultura, isso é o que fica — disse o professor Marcos Santos, de 35 anos, morador de Volta Redonda.

Tapume do Museu de Vassouras com fotos de população
Rosto da gente: Tapumes do Museu de Vassouras servem de tela para contar histórias do povo que faz a região

A exposição recém-iluminada busca dar o rosto do Museu Vassouras antes mesmo de sua inauguração, e destaca a importância cultural e histórica de uma região cosmopolita e diversa, mas com cara e sotaques próprios. Além das fotos e dos trechos que as explicam, as entrevistas também foram registradas em vídeos, gerando um vasto e rico histórico audio visual das histórias regionais.

A produtora cultural e artista plástica Catarina Duncan, curadora do projeto, e o fotógrafo e cineasta Lourenço Parente, ouviram os registros de palhaços de Folia de Reis a lideranças do jongo, da capoeira, passando por religiosos e gente vinculada ao reflorestamento. Agora, os rostos da gente estão mais iluminados do que nunca.

— Eu já tinha visitado o tapume, na verdade eu sempre que posso passo aqui para dar uma olhada, descobrir algo novo nas fotografias, nas falas. Agora com a iluminação ficou muito show — disse Laura Porto de Almeida, estudante de 23 anos de Vassouras.

Detalhes

  • Autor:
  • Data:
  • Categoria: Novidades

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).

Voltar ao topo